Saúde realiza mais de 900 atendimentos no Sábado da Prevenção focado em hepatites
Ação realizada em 13 unidades aplica 623 testes rápidos contra hepatites virais, foco da campanha do mês pelo Julho Amarelo

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itatiba realizou no último sábado (19/07) nova edição do Sábado da Prevenção, quando 13 unidades de saúde estiveram abertas das 8h às 12h. Ao todo, foram mais de 900 atendimentos realizados, possibilitando o acesso aos serviços, principalmente para quem têm dificuldade de comparecer durante a semana.
A maior procura foi pelos testes rápidos para detecção de hepatites virais, foco da campanha de conscientização da saúde deste mês, o chamado Julho Amarelo, que tem apoio do Rotary Club de Itatiba. São doenças silenciosas que causam danos ao fígado, podendo levar a sérias complicações se não diagnosticadas e tratadas. Ao todo, foram feitos 623 testes para detecção de hepatites virais.
Também foram aplicadas 85 vacinas diversas, incluindo contra a gripe e contra HPV. Esta, geralmente, para o público de 9 a 14 anos, protegendo contra infecções, alguns tipos de câncer e contra verrugas genitais causadas pelo vírus; agora também está disponível para jovens com idade entre 15 e 19 num “resgate” de não vacinados anteriormente.
Crédito: Divulgação/PMI
Neste sábado, nos postos participantes, foram realizadas 50 consultas médicas, 10 odontológicas e 19 com fisioterapeutas. 70 mulheres fizeram papanicolau e outras 13, exame de mamografia. Dentre o rol de serviços ofertados nesta edição do Sábado da Prevenção, também foram feitas 26 aferições de pressão arterial e 26 testes de glicose, além de quatro pessoas que passaram por triagem com oftalmologista. Cinco unidades de saúde realizaram reuniões educativas em grupo.
Nesta edição, participaram as unidades: Ipê, Abramo (Nosso Teto), Zuppardo, Santa Cruz, Cruzeiro, Nações 1 e 2, Colina 2, Porto Seguro, Unidade Avançada do Cecap, Centenário e San Francisco 1 e 2.
Na Festa de São Pedro
A Saúde também participou no fim de semana da 27ª Festa de São Pedro, evento municipal promovido no Parque Luís Latorre. Tanto no sábado quanto no domingo, dias 19 e 20/07, os visitantes puderam contar com serviços oferecidos gratuitamente. A vacinação foi das 10h às 15h e os testes rápidos das 15h às 20h. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou 101 testes rápidos, sendo que um, feito em uma moradora de outro município, positivou para hepatite C.
Teve também vacina contra a gripe e contra o HPV, para aumentar a imunização em Itatiba. “Foram aplicadas 144 doses contra Influenza (gripe) e três doses da vacina contra HPV. O resultado foi bom, mas pode melhorar. Muitos adolescentes entre 15 e 19 anos ainda não tomaram nenhuma dose contra HPV e podem procurar as unidades de saúde de segunda a sexta-feira das 8h às 16h para se proteger; Quanto antes, melhor”, incentiva a enfermeira Cláudia Santos Silva, da Central de Imunização municipal.
Crédito: Tatiana R. Petti/PMI
Além do Sábado da Prevenção, serviços de Saúde foram ofertados no sábado e no domingo (19 e 20/07) aos visitantes da Festa de São Pedro
Crédito: Saúde/PMI
Coordenadora de Gabinete e Assuntos Estratégicos