DESTAQUEITATIBA

Homenagens às Mulheres que Transformam 2025 e palestra encerram programação do Mês da Mulher 

A Mulher Independente Financeiramente é a última palestra da programação no Centro de Capacitação

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itatiba promoveu na manhã desta quinta (27/03) a entrega do Prêmio Mulheres que Transformam 2025. O evento foi na Sala Maria da Penha da Casa Rosa da Mulher, unidade do Fundo Social de Solidariedade, que esteve à frente da programação do Mês da Mulher, promovida pela Prefeitura de Itatiba.

Na homenagem, foram destacadas cinco mulheres que fazem a diferença na comunidade – confira abaixo. As conselheiras indicaram os nomes de pessoas e instituições públicas e privadas que se destacam na luta pelos direitos e conquistas da mulher em Itatiba. “É de suma importância valorizarmos o trabalho que cada uma delas desempenha, pois são exemplos a serem seguidos por todos nós”, disse Andréa de Oliveira da Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itatiba.

As homenageadas

Asri – A Asri, como é conhecida a  Associação das Senhoras dos Rotarianos de Itatiba, foi fundada há 62 anos e atualmente conta com 33 associadas. Desenvolve e implementa projetos nas áreas de educação, saúde e assistência social, destacando o projeto banco de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores e muletas; Projeto Leitura de revitalização de bibliotecas; visita mensal ao Asilo São Vicente de Paulo, doações e apoio ao Rotary Club, Interact e Fundação Rotária Internacional.

Elizabet Tsumura, a Bete Tsumura é conhecida pelo engajamento e participação ativa na comunidade da Igreja Nossa Senhora da Penha, no NR Dr Luiz de Mattos Pimenta, a Cecap, além da dedicação à cidade. Com uma carreira de 28 anos como servidora pública municipal, sendo 26 anos na Saúde e dois na Casa Rosa, também foi vereadora atuando entre 2017-2023 e secretária municipal de Ação Social.

Daiani Cristina Soares soma 25 anos de experiência na área da beleza. Empresária e proprietária de uma escola de beleza, atua também como professora de cabeleireiros e se dedica a transformar a autoestima de mulheres por meio de cursos e ensinamentos sobre superação. Tem ainda envolvimento com ações sociais e voluntariado.

Ruth Aparecida Corrêa, arquiteta de formação, trabalhou na área de decoração de ambientes até que em 2019 recebeu diagnóstico de câncer e em 2020, durante a pandemia de Covid-19, fundou o Grupo Amizades que Acontecem e Curam, mostrando a força e a determinação em criar conexões significativas mesmo em tempos difíceis.

Sheila Sesti de Moraes é mãe, professora, empresária e líder no Ministério da Mulher da Igreja Adventista do 7º Dia, organizando encontros e capacitações para mulheres da comunidade. Dentre os programas que promove está o “Quebrando o Silêncio”, que acontece anualmente e visa combater o abuso e a violência doméstica, além de enfatizar a importância de proteger grupos vulneráveis, como mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Mulher Independente Financeiramente

A última ação da programação será na noite desta quinta (27), às 19h, no Centro de Capacitação Solidária. Será ministrada a palestra A Mulher Independente Financeiramente, através do Programa FormAção, com o consultor financeiro Eduardo Sanches.

As participantes terão acesso desde conhecimentos básicos sobre educação financeira, passando por histórico e cenário atual, até as noções de organização do orçamento familiar e planejamento de metas. Ao final, estarão aptas a investir aprendendo as principais opções de acordo com o perfil e objetivos e o momento da vida de cada uma. Tudo a ser apresentado em uma linguagem simples e de fácil entendimento. “A independência financeira é um dos pilares para que as mulheres tomem decisões livres e sobre as suas próprias vidas”, destacou Cláudia Grilo, coordenadora do FormAção.

Vivências

A presidente do Conselho Andrea também coordena o Projeto Vivências, do Fundo Social, que já tem mais um encontro marcado. Será na próxima quarta (02/04) às 14h30, no salão do Centro de Convivência do Idoso (CCI), no Jardim Vitória. Na ocasião, será lançada a Cartilha de Orientação e Prevenção a Quedas em Idosos, com o fisioterapeuta Guilherme Fattori.

Crédito: Daniele Marzano/PMI

Mari Carla Giro

Coordenadora de Gabinete e Assuntos Estratégicos 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo