ITATIBA

Fala Cidadão recebe mais de 1,1 mil solicitações em 2024 

74% dos registros no canal de relacionamento online da Prefeitura foram concluídos; Fala Cidadão informa passo a passo do pedido

A Prefeitura de Itatiba divulga o balanço de 2024 do Fala Cidadão, o canal de relacionamento online direto com a população. Durante os 12 meses do último ano, o serviço, gerenciado pela Secretaria de Assuntos Institucionais, recebeu 1.152 registros distribuídos entre as 14 secretarias municipais. Do total, 74% foram concluídos, o que corresponde a 859 resoluções. Restam 293, que estão em fase de atendimento.

Dentre as secretarias municipais, a mais solicitada é a de Obras e Serviços Públicos, somando 409 no último ano. A maioria dos pedidos é referente a solicitações de serviços, como manutenção de vias, podas de árvore, capina de mato em guias e ruas, limpeza de terrenos particulares e da municipalidade.

Em seguida, aparecem as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, com 359 pedidos, e Desenvolvimento Econômico e Habitação, com 159 chamados online. Estas três secretarias municipais concentram 80% de todas as solicitações.

“O balanço comprova: esse é um importante canal que a população tem e usa realmente para contatar de forma direta os serviços municipais e que foi otimizado recentemente, no começo de dezembro. Além do nome que mudou – em substituição ao E-Ouve – agora está mais moderno e mais fácil de utilizar, sendo uma grande ferramenta para ouvir a todos”, comentou a secretária de Assuntos Institucionais municipal, Mari Carla Giro. O novo sistema preserva as informações antigas de todas as demandas desde 2021.

Para usar

Este canal com a população foi criado em abril de 2021 como e-Ouve e desde dezembro do último ano passou a se chamar Fala Cidadão. A mudança foi para além do nome: o sistema se tornou mais atrativo e descomplicado, para garantir a participação popular na gestão pública municipal.

Para usar, basta acessar o site da Prefeitura de Itatiba (https://itatiba.sp.gov.br), clicar no banner desta ouvidoria online e cadastrar login e senha, em área devidamente identificada e de fácil localização.

Os campos são divididos em categorias como solicitações, sugestões, críticas, elogios e até mesmo denúncias aos serviços prestados pela administração municipal. O Fala Cidadão garante transparência ao permitir que o munícipe acompanhe o status de cada movimentação do pedido.

As solicitações têm um prazo de até 30 dias para serem respondidas; questões de maior complexidade podem ter prazo ampliado e o solicitante é avisado sobre a nova previsão de retorno. Quando a Prefeitura não é a responsável pela solução do problema relatado, o sistema orienta para onde se direcionar.

Todos os pedidos são organizados com segurança e sigilo, garantindo a privacidade de quem utiliza o Fala Cidadão. Vale lembrar que quem já havia utilizado o sistema antes da mudança do final de 2024 precisa cadastrar um novo login e senha. Já as informações de pedidos anteriores estão mantidas.

Crédito: Divulgação/PMI 

Mari Carla Giro
Secretária de Assuntos Institucionais
Comunicação Estratégica – Prefeitura de Itatiba

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