25ª Festa de São Pedro recebe mais de 25 mil visitantes
Comemorando jubileu, a mais tradicional festa promovida pela Prefeitura de Itatiba teve atrações culturais, gastronômicas e artesanais no Parque Luís Latorre
Um cenário instagramável julino com direito à nova fogueira cenográfica deu as boas-vindas aos 25.277 visitantes do Parque Luís Latorre entre sexta (07/07) a domingo (09), quando a Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou a 25ª edição da Festa de São Pedro.
“Agradeço muito às pessoas que estiveram no Parque ajudando nossas entidades, produtores rurais e artesãos. Tudo isso faz com que a nossa economia gire. Muito obrigado a todos que confiam em nosso trabalho e agradeço também a todos os voluntários que trabalharam tanto, assim como o pessoal da limpeza e organizadores”, declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
O secretário de Cultura e Turismo, Luís Soares de Camargo, fez o balanço da 25ª edição da mais antiga festa municipal. “Tivemos uma belíssima festa – interessante essa conjunção dos números: 25 anos e 25 mil pessoas. Na sexta, 4.279 pessoas foram à Festa, mesmo com frio, o que equivale em público à abertura da Festa do Caqui, de maior porte, e isso nos surpreendeu bastante. Surpreendeu também o sábado, que teve um público muito bom durante o dia todo – com 12.326 pessoas – especialmente para o show da noite. O domingo amanheceu frio e com chuva; mesmo assim, tivemos um bom público de 8.672 pessoas que curtiram e aproveitaram”, avaliou Luís Camargo.
Música e comida boa
Foram 13 atrações culturais: Andressa Pavia, Papel.Com, Daniel Augusto, Revisão Zero, Thiago Sábio, João Villa & Rafael, Corporação Musical (Banda) Santa Cecília, Orquestra D’Alba e Banda Jovem – ambas do Conservatório Municipal Alba Panzarin Degani, Orquestra Violeiros de Itatiba, Força Reina, Reginaldo & Donizette e a Quadrilha da Melhor Idade – CCI, do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que pôs todos para dançar no início da tarde de sábado.
“A quadrilha é sempre um ponto alto. Toda festa julina tem que ter esta dança e, para o ano que vem, em conversa com o prefeito e com a primeira-dama Barbara, devemos ter apresentação nos três dias – além desta da Melhor Idade. Ficou provado que anima muito as pessoas e ajuda a entrar no clima”, adiantou o secretário.
No cardápio da Praça de Alimentação com 20 barracas comandadas pela Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba (Aeasfi), apoiadora do evento, muitas comidas típicas, como milho cozido, curau, pamonha, bolo de milho, de fubá e de paçoca, canjica, arroz-doce, doce de abóbora, maçã-do-amor e vinho quente, que fizeram muito sucesso.
A Aeasfi também faz balanço positivo do evento. “A sexta surpreendeu e, no sábado, o movimento foi muito bom”, destacou o presidente da Associação, Marcos Lucena de Souza.
Inclusão e acessibilidade
A Cidade da Criança fez novamente muito sucesso oferecendo brinquedos infláveis e monitores, apresentação de mágico – que percorreu o parque todo – personagens infantis interagindo com a criançada e trenzinho pelas trilhas, além de mesas e cadeiras em tendas para acomodação e descanso dos acompanhantes, conforto encontrado também no Espaço Bebê, um fraldário com direito a ar-condicionado.
Dentre tantos destaques do evento está a atenção especial à acessibilidade. Além de proporcionar acessos com rampas, também teve mais uma Festa Inclusiva, com 1 hora de silêncio para a participação mais cômoda das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Uma novidade desta edição foram as filas especiais para este público na Cidade das Crianças, identificadas na entrada de cada atração, o que agradou principalmente os pais de crianças com TEA. “Esse cuidado especial é que faz a diferença, da Secretaria de Cultura e Turismo, junto com o prefeito Thomás, ao realizar a Festa de São Pedro”, observou o secretário.
Conforto
Outro destaque da 25a. Festa de São Pedro foi o conforto aos visitantes, proporcionado tanto pela estrutura, com cobertura especial, entrada e amplo estacionamento gratuitos, quanto pelo esquema de segurança – com Guarda Municipal (GM), grupo de apoio, Polícia Militar (PM), Defesa Civil e apoio do Corpo de Bombeiros – e equipes de limpeza.
“Para nós, é essencial que as pessoas se sintam bem na Festa, usufruindo dos espaços com o conforto que merecem. Prezamos pela limpeza, com uma equipe nota 10, com gerenciamento de Cultura e Turismo, oferecendo banheiros sempre limpos, para que todos sintam que estão sendo tratados com carinho pela Prefeitura”, elogiou o secretário.
Houve ainda circular na ida e volta do Parque Luís Latorre pela empresa Transporte Coletivo de Itatiba (TCI) e serviço de vacinação contra gripe e testagem pela equipe da Secretaria de Saúde.
Produtos artesanais
O galpão de produtores locais ofereceu artesanatos da Oficina Retalhos do Coração (do FSS), Associação de Artesanato, Associação Outro Olhar, Clube de Mães, Projeto Paraíso, Quilombo Brotas e a venda dos produtores rurais – Adega Capeletto, Adega Rosso Naturale, Apiário Zé Trovão, Chácara N.Sra. de Fátima, Maziero Pães Artesanais, Pimentas Thoro e Sítio N.Sra. de Lourdes.
Somente de itens levados pelos produtores rurais, foram comercializados nos três dias de festa 610 unidades de pães, bolos e bolachas; 349 garrafas de vinhos, sucos, vinagres e cachaças; 183 vasos de plantas; 80 potes de compotas, geleias e molhos; 71kg de mel e 37kg de frutas, como as da temporada – goiaba e morango.
Créditos: Renato Jr e Tatiana Petti/PMI