20ª Festa do Caqui & Cia. tem recorde e venda de mais de 20 toneladas de caqui

A Prefeitura de Itatiba celebra o sucesso da 20ª edição da Festa do Caqui & Cia., realizada nos dois últimos finais de semana: 4, 5, 6, 11, 12 e 13/04. Passaram pelo Parque Luís Latorre mais de 100 mil pessoas. O grande público aproveitou para adquirir os mais belos frutos produzidos no município, resultando no recorde de vendas de frutas: 29,752 quilos de frutas comercializadas, superando em quase 10 toneladas as vendas do último ano.
Somente de caqui, a estrela da festa, foram vendidas 20,6 toneladas, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, somadas quatro variedades- Rama Forte, Fuyu, Giombo e Taubaté. O recorde anterior era do último ano, quando foram vendidos 16,5 mil quilos da estrela da festa. O restante, 9.152 kg, foi da venda de frutas diversas.
“Encerramos uma espetacular Festa do Caqui! Mais de 100 mil pessoas estiveram presentes nestes seis dias de Festa. Muito obrigado à população que comprou esta ideia. Muito obrigado aos produtores, entidades, artesãos, pessoal da limpeza, da Prefeitura, quem trabalhou na segurança, no apoio, voluntários. Tudo isso acontece graças a todo mundo trabalhando e olhando sempre pro melhor. E esta Festa foi, sem dúvida nenhuma, um sucesso. Que venham mais festas, porque isso gira nossa economia e todo mundo ganha: produtor, entidades, artesãos e a nossa cidade, a nossa população. Mais uma vez, só gratidão.”, celebrou o prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira.
“Iniciamos a semana com um sentimento de missão cumprida! Com uma programação pensada para atrair público de todas as idades, a 20ª edição já provou porque é considerada uma das maiores festas do Circuito das Frutas! A presença de turistas, além da participação da família Itatibense, foi destaque especial nesses dias e fundamental para o sucesso do evento, marcado com muita alegria, com muita música boa, comida sensacional feita pelas entidades do nosso município, pessoas alegres passeando pelo Parque e com destaque especial para o setor de artesanato e os produtores rurais, que só tem motivos para comemorar, afinal, foram 20 toneladas de caqui vendidas durante a Festa”, avalia a secretária de Cultura e Turismo, Samantha Giani Massaretti.
Cozinha 360ª impulsiona vendas
Na Cozinha 360ª, a chef Eli Dias mostrou receitas doces e salgadas, inclusive inéditas, permitindo ainda a quem estivesse por ali ganhar uma provinha-degustação de cada delícia preparada na hora. A mostra do uso diversificado da fruta impulsionou a compra do caqui direto do produtor.
“A Cozinha 360 incentivou ainda mais as vendas. O pessoal via a receita, gostava, se interessava, provava e vinha comprar o caqui. Foi bem legal, bem positivo. Gostamos bastante dessa movimentação, tanto de itatibenses quanto de turistas e cumprimos a expectativa. A 20ª edição da Festa foi bem positiva pra gente e já estamos na expectativa para o ano que vem”, avalia a produtora rural Debora Isabela Ferreira Fumachi.
Mais produtos
A Casa da Agricultura de Itatiba, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, também informou dados que comprovam o sucesso de venda dos 17 stands de produtores, principal mote do evento. Além das frutas, foram comercializadas ao todo nesta 20ª edição: 957 garrafas de vinhos, sucos, vinagres, licores, etc.; 1.374 vidros de compotas, geleias, doces, pimenta em conserva, molhos e polpas; 198 quilos de mel; 1.770 unidades de pães, bolos, roscas e bolachas e 258 vasos de orquídeas e suculentas.
A Secretaria também disponibilizou 11 mil mudas diversas, produzidas no Viveiro Municipal, para doação aos visitantes. Além das vendas dos produtores nos stands, também teve o Leilão de Frutas, nos dois finais de semana, com as caixas que ficavam expostas no pavilhão central, sendo as mais belas selecionadas pelos produtores, inclusive as premiadas – confira aqui https://www.itatiba.sp.gov.br/imprensa/noticias/eleitos-os-melhores-caquis-de-itatiba-para-segundo-fim-de-semana-da-20-festa-do-caqui-cia.
A 20ª edição teve apoio da Aeasfi – Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba, do ComTur – Conselho Municipal de Turismo, do Circuito das Frutas e patrocínio de Sicredi.
Coordenadora de Gabinete e Assuntos Estratégicos